Natália

Meme Literário hospedado pelo A Leitora com perguntas quinzenais sobre um assunto ligado ao mundo literário.  Saiba mais sobre como funciona e como participar. 


O tema desta quinzena é sobre adaptações.

#5 – Adaptações
1) Qual a melhor adaptação de livro para o cinema?
2) Qual a pior adaptação de livro para o cinema?
3) Você acompanha algum seriado baseado em livros? (veja aqui alguns seriados baseados em livros)
4) Qual livro você gostaria de ver nas telinhas?

Respostas:

1) A trilogia O Senhor dos Anéis (adaptada do livro de J. R. R. Tolkien), com certeza. Mesmo que o Peter (Jackson, diretor dos filmes) tenha feito algumas alterações não necessárias e ocultado partes muito interessantes do livro (como Tom Bombadil, mas eu entendo perfeitamente que era impossível colocar um personagem de tamanha complexidade nas telas), os filmes ficaram fantásticos! Algumas mudanças, inclusive, foram para melhor, na minha opinião, como transferir a Laracna do segundo para o terceiro filme.
Alguns filmes da saga Harry Potter (adaptados dos livros de J. K. Rowling) também ficaram ótimos, como A Pedra Filosofal e Relíquias da Morte - Parte I. O primeiro conseguiu transferir toda a magia das páginas para as telas, mostrando uma Hogwarts tão maravilhosa quanto a da imaginação da própria Rowling. Já a primeira parte do último filme captou o ar melancólico, adulto e desesperado do qual o livro é carregado.

2) Percy Jackson e o Ladrão de Raios (adaptado do livro de Rick Riordan) e O Diário da Princesa (adaptado do livro de Meg Cabot). Em ambos os casos, minha queixa não abrange a qualidade cinematográfica dos filmes (são até divertidos, uma boa opção para Sessão da Tarde), mas se restringe à qualidade como adaptação de obras literárias. Uma coisa é fazer alterações para melhorar o ritmo da ação no filme, que precisa ser diferente do ritmo da narrativa, outra coisa completamente diferente é usar a base da história (nomes de personagens, lugares etc) e montar um novo enredo completamente diferente.

3) Atualmente, acompanho The Vampire Diaries (adaptado dos livros de L. J. Smith, no momento estou lendo o último dos quatro livros originais - e não tenho intenção de ler os que foram lançados depois do seriado), um dos raríssimos casos em que considero a adaptação melhor que o original, e Dexter (adaptado dos livros de Jeff Lidsay, que ainda não li). Acompanhava também Gossip Girl (adaptado dos livros Cecily von Ziegesar, já li os dez livros!), e tanto a série quanto os livros têm seus altos e baixos, mas desisti da versão para a tv na quarta temporada.

4) O Hobbit, de J. R. R. Tolkien, que já está sendo produzido, nas mãos do meu adorado gordinho, Peter Jackson, a saga Hush Hush, da autora Becca Fitzpatrick, e Fazendo Meu Filme, da brasileira Paula Pimenta.

0 Responses

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br
myfreecopyright.com registered & protected