Natália
Vale a Pena Ler de Novo é um meme literário hospedado pelo Ancalimë Family para resenhar antigos livros (leia-se: a primeira publicação foi há, pelo menos, 10 anos), tidos como clássicos ou não, que lemos recentemente e gostaríamos de compartilhar com os leitores.





Título: Orgulho e Preconceito
Autor(a): Jane Austen
País de Origem: Inglaterra
Título Original: Pride and Prejudice
Publicado originalmente em: 1813



O mais famoso romance de Jane Austen, Orgulho e Preconceito nos apresenta os Bennet, uma família de classe média composta por Mr. Bennet, um gentleman, sua esposa Mrs. Bennet e suas cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Ao contrário do marido, um homem respeitável e com um bom humor difícil de afetar, Mrs. Bennet é fútil e tola, bem como as filhas mais novas. Mary é decididamente anti-social e, por não ser considerada tão bela quanto as irmãs mais velhas, dedica-se em tempo integral à leitura ou a aprimorar seus dotes na música.
A linda Jane é meiga e delicada, possui um coração bondoso e sempre pensa o melhor de todas as pessoas, por mais que as circunstâncias apontem para o contrário. É confidente de Elizabeth, também chamada Lizzy ou Eliza. Esta, no entanto, não tem o mesmo gênio da irmã e é apressada para tomar conclusões a respeito do caráter alheio.
Quando um jovem chega para passar o verão na mansão de Netherfield, a cidade toda fica em alvoroço. Em um baile, todos têm a oportunidade de ver Mr. Bingley, que, além de rico, é muito bonito, elegante e indiscutivelmente simpático. Seus atrativos atraem as atenções de todas as moças e todas as mães com filhas com idade para casar, incluindo as Bennet. Embora Bingley tenha se mostrado encantado com as pessoas do lugar, o mesmo não se pode dizer de seus acompanhantes: seu amigo Mr. Darcy, suas duas irmãs e o marido de uma delas, Mr. Hurst.
Lydia, Kitty, Lizzy, Jane e Mary, da adaptação de 2005
Bingley e Jane dançaram juntos mais de uma vez naquela noite e o interesse de um pelo outro fica óbvio para todos, embora a moça seja extremamente tímida e tente disfarçar a afeição que sente.
Darcy não parece estar se divertindo nem um pouco e, quando incentivado pelo amigo a convidar Lizzy para dançar, afirma que ela não é bonita o suficiente para tentá-lo. O que ele não sabia é que a própria Lizzy estava escutando. Embora não se importasse o bastante com a opinião dele para ficar chateada com a grosseria, ela conclui que ele é arrogante e presunçoso e que não tem interesse algum em estreitar o relacionamento entre ambos.
Esses são os eventos que dão início à aversão de Elizabeth por Darcy. Porém as tentativas de Mrs Bennet de aproximar Jane e Bingley, juntamente com uma série de coincidências, os coloca um no caminho do outro diversas vezes. E Darcy descobre que precisará se esforçar muito para se redimir aos olhos da moça, uma vez que não consegue tirá-la dos pensamentos.
Uma história envolvente, recheada de deliciosas ironias e repleta de personagens que nos fazem rir, sem deixar de detestá-los, como o enfadonho Mr. Collins, primo e herdeiro de Mr. Bennet, e a intragável Miss Bingley. Com uma linguagem simples, apesar de arcaica, e situações absurdamente comuns, Jane Austen criou um romance que marcou sua geração, assim como todas as gerações que se seguiram.

Matthew Macfadyen e Keira Knightley na adaptação de 2005

4 Responses
  1. Ptah Says:

    Ahhhh! Eu seeeeempre leio de novo Orgulho e Preconceito. É, para mim, aquele tipo de filme que dá uma sensação boa. Adorei o posto!


  2. Miriam. Says:

    Vale MUITO a pena ler de novo!
    Se eu não tivesse com uma pilha gigante de livros pra ler, eu acabaria me jogando na leitura dele de novo!


  3. Matheus Says:

    Cara, eu quero ver esse filme. Sempre confundo a Keira Nightley com a Natalie Portman, mas isso é o de menos.


  4. AHHHHHH, como eu amo esse livro!
    Tu sabe HUASHAUHAHUSAH Nem preciso ficar morrendo de amores aqui porque é totalmente desnecessário xD
    Vale a pena ler de novo e de novo e de novo...


Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br
myfreecopyright.com registered & protected