Natália


O Desafio Leitura Nacional foi criado pela escritora e blogueira Fernanda Meireles e que me indicou foi a Eliza, do Grintmess.


Esse desafio visa demonstrar que vale a pena investir em um livro nacional. Ao aceitá-lo, você responderá as questões abaixo agora e voltará à fazê-lo no fim do ano. Então, compararemos as respostas e veremos qual foi o balanço


1- Quantos livros nacionais há na sua estante?
Em uma rápida olhada na estante eu contei 19 livros.

2- Quando e qual foi o último livro nacional que você comprou?
Foi mês passado, quando comprei Fazendo Meu Filme, da Paula Pimenta.

3- O que achou dele?
Muito, muito, muito maravilhoso, mesmo! Adorei e estou louca pra comprar/ler as sequências.

4- Dentre os livros que você já leu, qual mais te desagradou e qual mais te surpreendeu?
Acho os livros de José de Alencar, todos eles, maçantes. Não me atirem pedras aqueles que acham que ele é um dos grandes escritores nacionais! A única coisa que sinto quando leio algo dele é sono.

Ah, o que mais me surpreendeu foi A Disciplina do Amor, da Lygia Fagundes Telles. Lindo, lindo, lindo.

5- O que acha que falta aos autores nacionais para que a barreira do preconceito dos leitores seja vencida? 
Em primeiro lugar, acho que falta o leitor brasileiro tomar vergonha na cara e dar uma chance à literatura nacional. Não venha me dizer que não gosta dos autores brasileiros só tendo lido Machado de Assis, ok?Experimente abrir um livro contemporâneo, de um gênero que você goste e veja o que acontece. Tem muitos livros bons, de autores maravilhosos, só esperando uma oportunidade para te surpreender.

E em segundo lugar, falta uma boa divulgação dos títulos nacionais. Não é à toa que A Batalha do Apocalipse entrou para a lista dos mais vendidos. O livro teve quase mais propaganda que todos os outros títulos nacionais juntos! Não quero desmerecer a obra de Eduardo Spohr, obviamente. Mas se todos os lançamentos nacionais tivessem tamanha divulgação, acho que teríamos muito mais livros nacionais na lista dos mais vendidos.

6- Cite três livros nacionais que você espera ler em breve:
A Batalha do Apocalipse (Eduardo Spohr) [é, eu ainda não li!];

Fazendo Meu Filme 2 (Paula Pimenta);
Draco Saga: O Despertar [Vol. 1] (Fabio Guolo).

7- Indique blogs para responder à esse desafio:
My Everything
Três Lápis
Bobagens e Livros
Booker Queen
Seis Milênios
2 Responses
  1. Unknown Says:

    Olá!

    Ah, eu adorei este desafio! Estou dentro já :D

    Abraços!


  2. Nossa, falta MUITA vergonha na cara dos leitores! E meu, tenho ódio quando alguém fala que não leu e nem vai ler clássicos brasileiros tbm. Muito bem ler livros atuais, mas os nossos clássicos tbm são bons. Tu sabe o que eu acho das pessoas que não lêem clássicos U_Ú
    HAUSHAHUSUHASHUASHUAHUU


Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br
myfreecopyright.com registered & protected