Natália
Essa resenha faz parte do Desafio Literário #3. Para acompanhar o meu progresso em todos os Desafios de 2011, clique aqui.





Fazendo Meu Filme - A Estreia de Fani (Paula Pimenta): Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página. Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir?

(sinopse: página 13 do próprio livro)



Minha relação com esse livro é engraçada. Eu sempre lia ótimas resenhas, todo mundo falando super bem sobre a escrita da Paula Pimenta, e coisa e tal, e tal e coisa, mas a verdade é que eu nunca o tinha visto face to face, tampouco me senti curiosa em relação à história. Isso até semana retrasada, quando estava passeando pela Livraria Cultura, no shopping Market Place, em Sampa. Quando vi aquela capa cor-de-rosa lindinha (nenhuma foto, aliás, faz jus a ela!), peguei o livro e fui me sentar para folheá-lo, junto com os outros dois títulos que chamaram a minha atenção (caso estejam curiosos, eles eram Maldosas, da Sara Shepard, e Personal Demons, da Lisa Desrochers). Eu só iria levar um livro (money que é good nóis num have #mamonasfeelings) e teria que decidir entre os três. Mas foi só ler o prólogo de Fazendo Meu Filme e a decisão estava tomada. De  alguma forma, talvez por ter me identificado com a protagonista, eu sabia que a história me cativaria. Simples assim.
E não me decepcionei.
Fani Castelino Belluz é uma garota de 16 anos absolutamente comum: está no 2º ano do Ensino Médio, é apaixonada por filmes, tem bons amigos e uma paixão pelo professor de biologia; não se acha muito bonita, nem muito feia, reclama do cabelo, gosta de ir ao shopping e precisa estudar pra passar de ano.
Até que seus pais decidem inscrevê-la em um programa de intercâmbio. Imagine só a oportunidade de passar um ano em um outro país, conhecendo uma cultura completamente diferente, aprendendo hábitos estranhos com pessoas estranhas!
Mesmo em dúvida e com receio de ficar longe de casa por tanto tempo, ela aceita a proposta dos pais. Só que em meio a descobertas e desilusões amorosas, brigas entre amigos, admiradores secretos, rivalidade entre garotas e todas as coisas que tornam a vida de qualquer adolescente uma eterna (e deliciosa) confusão, Fani acaba se distraindo e, quando se dá conta, está às vésperas da grande viagem. Mas ela ainda tem tanta coisa para fazer antes de ir! Coisas para acertar, pessoas para conversar, situações para esclarecer e, o mais importante, um amor para declarar!
Recheado de situações hilárias, com personagens absolutamente críveis e uma narrativa leve, Paula Pimenta criou um romance envolvente, divertido e altamente recomendável! Um detalhe que eu achei apaixonante foram os quotes dos filmes favoritos da Fani na abertura dos capítulos. Lindo! 
Outra coisa que é o máximo: no site de Fazendo Meu Filme você pode ver os trechos dos filmes citados e ouvir as músicas dos CDs que as personagens gravam (não posso dizer quais personagens, nem para quem gravaram, of course).


Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg


Desafio literário anual hospedado pelo blog My Everything, com o objetivo de promover a interação entre blogs e leitores, além de mostrar os livros a serem adquiridos em 2011. Para participar ou saber mais, clique aqui.
4 Responses
  1. Também acho as capas de Fazendo meu Filme lindas. To ficando com muita vontade de ler, e quero muito começar a ler esse lançamentos nacionais. Preciso me organizar pra isso, mas tá difícil, pksps .

    Beijos,
    Zoe, Três Lápis


  2. Esse é um livro que está na minha lista de livros desejados para esse ano.
    Muito legal você estar dando oportunidades aos autores nacionais.
    Gostei muito do seu Blog.
    Tentarei sempre vir dar uma conferida.
    Bjs

    Nanda Meireles
    www.fernandameireles.com


  3. Natália Says:

    Zoe, faça o possível para se organizar, porque você não vai se arrepender!

    Nanda, li um pouco sobre o seu livro no seu blog e ele também entrou para minha lista de desejados :)


  4. nao creio que ainda não tinha visto essa resenha! Eu estava ouvindo falar muito de FMF, sobre como ele é maravilhoso, mas ainda não o vi, então não tive aquele momento que você sente que precisa do livro haha
    Eu estou doida pra ler, assim como a Zoe, pra dar chance aos nossos autores. Ainda mais quando eles são suepr elogiados.
    adorei sua resenha e também adoro o site de FMF ^^
    beijos, beijos
    Mel, Três Lápis

    ps.: adorei Maldosas, caso você esteja em duvida sobre comprar. Tô fazendo propaganda dele constantemente ;x


Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br
myfreecopyright.com registered & protected